"Quanto maior a dinâmica e a didática do profissional em adestramento, mais rápida e eficaz será a aprendizagem do cão".

Adestramento

O que é adestramento?
Adestramento é fazer com que um cão se adapte ao nosso meio de maneira mais natural possível, recompensando-os nos acertos e orientando-os nos seus erros.

Para que serve?
Serve para se comunicar com o cão numa linguagem que o mesmo entenda. Ex: Comandar o cão para sentar e ficar, podendo assim, abrir o portão de modo que ele não fuja.

Como os cães aprendem?
Os cães aprendem por associação. Não adianta conversar com eles, porque não entenderão, contudo ficarão prestando atenção em você, pois mesmo sem saber, você está interagindo com eles através de seus gestos, postura e sons, o que o faz ficar calmo, nervoso, agitado, medroso...

Adestramento? "A importância da participação do dono"
Parece tudo muito bom e fácil, porém não é tão maravilhoso, o adestrador não faz milagres (bem que gostaria). É necessário que o dono do cão e todos que tenham contato com ele façam algumas aulas junto com o adestrador para aprender as atitudes e formas corretas de se comandar, ou seja, conhecer totalmente os comandos para poder conduzi-lo.
Exemplo: imagine-se fazendo um curso de línguas o simples fato de você ir as aulas não significa que falará e entenderá tudo fluentemente, faz parte treinar a escrita, pronúncia ... etc. Com o cão não será diferente, teremos que treiná-lo para que ele possa nos obedecer.