"Quanto maior a dinâmica e a didática do profissional em adestramento, mais rápida e eficaz será a aprendizagem do cão".

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia 25/09/2012 – Faro, obediência e proteção

 
Chegamos ao clube SVÖ OG EISENWURZEN  (http://www.svoe-eisenwurzen.at) às 10h00min.
 
 

Hoje o Sérgio/Irkus começou a obediência e a Priscila foi para o exercício de distração. O Sérgio trabalhou a condução, senta, deita e stay em marcha. Treinou os exercícios de halteres, tanto no plano como sob os obstáculos e terminou o treino com o exercício de ir em frente.

 
 
  
A Priscila treinou a condução enquanto o Sérgio fazia a distração com o Irkus. Fizeram o senta, deita e o stay em marcha. Trabalhou a busca do halter no terreno plano e fez também o salto do obstáculo de um metro. Após isto mandou o Zor no em frente e encerrou o treino de obediência.
 
 
 
Começamos a proteção com o Irkus. O Sérgio o mandou revistar os seis biombos. Eu fiquei no último biombo. Estalava o chicote toda a vez que o cão passava por trás do biombo. Algumas vezes o Irkus tentou sair do controle, porém o Sérgio sempre reforçava o comando e ele obedecia. Chegou no último biombo e encontrou uma surpresa. Coloquei vários pneus no chão para tornar a superfície da grama totalmente irregular. O Irkus achou tudo muito estranho, nos dois primeiros exercícios de latido, ele ficou incomodado, porem a partir do terceiro ele engrossou o latido e se manteve muito mais firme na guarda. Por ter que se preocupar com algo diferente (estimulação vindo do chão e do figurante) o cão parou de procurar o Sérgio. O Sérgio chegava na posição de chamada do aqui/junto, saia pelo outro lado e o Irkus firme, latindo o tempo todo. O Irkus ficou tão alto que quando chamado no aqui/junto, ele não obedeceu de primeira, teve que repetir o comando. Encerramos o treino da proteção do Irkus extremamente satisfeitos.
 
O Zor bateu os seis biombos, também com bastante provocação de minha parte. Mas ele não errou. A Priscila parou o Zor do quinto para o sexto biombo para que eu pudesse aumentar seus drives para chegar latindo mais grosso. Deu certo, pois além do impulso ter aumentado ele também encontrou os pneus na frente do biombo, mas nem se importou. Manteve uma sequencia de latidos excelente. Acabado o exercício de vigiar e latir partimos para a fuga. Fiquei bem distante para que o Zor aumentasse sua explosão para alcançar o figurante. Mordeu cheio, calmo e puxou mmmmmmmmmuuuuuuuiiiiittttttttttttooooooooo. Parei duas vezes e na terceira a Priscila comandou larga. Ataquei, dei duas varadas e novamente parei uma vez e na segunda a Priscila comandou o larga. Não queremos que o Zor largue sem comando, por isto o motivo das paradas e retomadas, seja fugindo ou atacando. Partimos então para o transporte frontal e encerramos o treino assim que eu o premiei.
 
Hoje, por volta das 18h00min, iremos treinar faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário