"Quanto maior a dinâmica e a didática do profissional em adestramento, mais rápida e eficaz será a aprendizagem do cão".

sábado, 8 de outubro de 2016

3o dia da Competição - 7/10 - WUSV 2016.



Eu cheguei ao estádio com a Priscila por volta das 10:30. Estava agendado para pegarmos na secretaria do evento os certificados veterinários oficiais para que os cães possam retornar ao Brasil.

Logo cedo, o Anderson/Adolf apresentaram sua rotina de obediência e obtiveram conceito Suficiente com 77 pontos. Encerrando assim sua participação na WUSV 2016.

O Marcos/Prinz obtiveram conceito Bom com 88 pontos na proteção.


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

2o dia da Competição - 6/10 - WUSV 2016.


Acordamos muito mal. A sensação de impotência acaba com o nosso senso de humor. Competição é isto, estar pronto para tudo e ao mesmo tempo preparado para o pior (mas quem consegue se preparar para isso). Alguns segundos, alguma atitude equivocada ou um pensamento executado de forma errada, e pronto, seus sonhos se desmoronam como um castelo de areia. Estamos muito, mas muito frustados e envergonhados por uma desqualificação tão idiota.

Saímos em direção ao estádio as 8:30. Chegamos por lá e já encontramos todo mundo de nossa equipe. O humor de todos não era do melhor. Seguimos com o Marcos Rangel para assistir o seu faro, que seria as 11:00.

O Marcos/Prinz tiveram sorte, foram o nr 1 na ordem do sorteio da entrada das pistas. Porém não era o dia da dupla, infelizmente não conseguiram ser aprovados.

Voltamos correndo ao estádio para assistir a proteção do Sérgio com o Micha. Mais um balde de água fria. O Micha não largou após o reataque da fuga. Desta forma, mais um brasileiro desqualificado.

Porém, encerramos o dia com o Anderson e o Adolf nos dando uma alegria. O conjunto foi aprovado na proteção com 81 pontos e conceito Bom.





quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1o dia da competição - 05/10 - WUSV 2016.


Pela manhã fomos fazer faro. Marquei a pista do Oggun bem na frente da casa que alugamos. Fiz uma cabeça de cachorro para a esquerda e coloquei somente um objeto no final da última reta. Esperamos 20 min e colocamos o bonitão. Ele fez tudo muito bem concentrado e estamos otimistas com o faro dele.

A pista do Euro eu marquei em outro local. Fiz uma cabeça de cachorro com dois objetos e uma bolinha. O danado foi mortal hoje, não errou nada. O tempo também contribuiu para os dois cães, pois não estava ventando.

Assim, que acabamos o treino do faro, tivemos a noticia maravilhosa de que o Sérgio/Micha tinham obtido conceito Bom com 87 pontos no Faro.

Não vi o Faro do Anderson/Adolf, mas infelizmente não conseguiram ser aprovados, ficaram com conceito Insuficiente com 48 pontos.

Chegamos no estádio as 16:30 e fomos ver o local de entrada para a proteção do Oggun. Identificamos tudo e deixamos as coisas combinadas. 

Íamos fazer um aquecimento no Oggun antes de entrarmos, porém como ele já estava bem ansioso, achamos melhor não aquece-lo. Assim, eu peguei a luva que estava comigo, dei uns berros contra ele e parti em sentido a entrada do campo.

De longe eu ouvia o Oggun transtornado, foi difícil a Priscila controlar a ansiedade do Oggun. Ela entrou no campo, pediu permissão ao Juiz e enviou o Oggun ao primeiro biombo. Ele correu na direção errada e a Priscila o chamou novamente, porém neste momento aconteceu o que não deveria, ela por descuido ou por falta de conhecimento, deixou o Oggun assumir a posição básica, neste momento o Juiz encerrou a prova.

Digo e repito sempre... os competidores precisam ler, ler, ler, ler, ler, ler e reler o regulamento, principalmente nos dias que antecedem a competição. As regras precisam ser ingeridas pelo competidor, tem que estar no sangue.

Espero que esta mensagem esteja clara para todos! Fica a dica!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Figurantes, Reunião Chefe Equipe e Sorteio - 04/10 - WUSV2016


Hoje cedo, eu e a Priscila fizemos mais um faro. Como sempre o vento estava implacável. Tanto o Euro quanto o Oggun, tiveram dificuldades nas retas em que o vento estava contra. 

Por um erro de informação no site da competição, acabei perdendo a reunião de chefe de equipe, porém a Cristine estava no estádio e tomou nota de tudo o que os juízes passaram.




Segue abaixo a ordem dos sorteios:

BR01 - Marcos Rangel - Cat: 66
A: 11:00 - Quinta
B: 11:05 - Domingo
C: 13:35 - Sexta

BR02 - Anderson Wollmann - Cat: 35
A: 13:30 - Quarta
B: 07:50 - Sexta
C: 18:55 - Quinta

BR03 - Priscila Guimarães - Cat: 74
A: 13:30 - Quinta
B: 16:25 - Sexta
C: 17:45 - Quarta

BR04 - Sérgio Voscaboinik - Cat: 11
A: 09:00 - Quarta
B: 08:50 - Domingo
C: 12:10 - Quinta


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Treino oficial - 03/10 - WUSV 2016.


Chegamos ao estádio às 8:00. Alguns de nosso time já estavam por lá. Demos liberdade para os cães  e seguimos diretamente ao campo para aguardar nosso horário.  Como este ano nossa equipe é composta por 4 conjuntos, tivemos 20 min de reconhecimento de campo.

Todos os cães se apresentaram muito bem. Estavam descontraídos e bem motivados. Acredito que todos terão uma boa prova.


Após o treino de reconhecimento de campo, ligamos para a pessoa indicada pela organização para nos disponibilizar o clube. Adivinha... o Sr. não falava inglês, porém ao nosso lado havia um casal que escutou nossa conversa e ofereceu um campo próximo de onde estavam hospedados. Como a mulher do casal falava alemão, eu pedi a Cris que falasse para ela retornar a ligação para o alemão e que também pedisse o endereço do campo que ele havia tentado nos passar. Ela fez a ligação do celular da Cris, anotou o endereço e nos passou.

Eu e a Priscila voltamos para a casa que alugamos e fizemos nosso almoço. Descansamos um pouco e saímos para dar uma olhada no campo que nos forneceram. O local esta a 11km de nossa casa, aqui em Sogel. Não é um campo enorme, porém dá para treinar tranquilamente.



Faro e entrega da documentação - 02/10 - WUSV 2016.


Eu e a Priscila acordamos cedo e fomos fazer faro com nossos cães. Marquei a pista de ambos. Desta vez escolhemos um campo com um pouco mais de vegetação. Esperei 30 min e coloquei o Euro. Ele tentou passar o primeiro objeto sem indicar, mas foi corrigido corretamente, os demais ele nem vacilou, fez tudo certo. Somente na quarta reta ele se perdeu um pouco, pois o vento forte fez com que ele cheirasse um pouco paralelo a reta.

O Oggun, foi muito bem. Como tem muito mais experiência, o vento o tirava um pouco, mas ele ficava procurando no mesmo local, não se afastava da reta. Fez indicações perfeitas. Somente na última reta, por haver muitos pedaços de espiga de milho, acabou fazendo duas indicações falsas. Mas no geral e pela dificuldade do local, o faro foi 10.

A equipe toda se reuniu por volta das 14:20 para dar entrada da documentação na secretária do evento. Pegamos os coletes e os crachás de identificação da equipe toda. Também foi entregue um catálogo para cada e um cartão para termos acesso ao estacionamento dos competidores.

Durante a entrega dos documentos, eu e a Cristine pedimos por campos para podermos fazer faro, obediência e proteção. Um senhor nos conduziu até um campo para treinarmos faro. A secretária nos deu um nr de telefone para entrarmos em contato com a pessoa que iria nos disponibilizar um clube para a obediência e proteção.

Depois que voltamos do campo de faro, nos reunimos em uma lanchonete e decidimos em conjunto como seria o nosso treino de reconhecimento de campo. Que esta marcado para amanha das 8:45 as 9:05.

Decidimos quem faria condução, quem iria para o halteres, quando usaríamos a linha do meio para o em frente. Também já deixamos tudo esquematizado na proteção para que o tempo fosse correto para todos.






domingo, 2 de outubro de 2016

Viagem para Meppen e proteção - 01/10 - WUSV 2016.


Fizemos as malas, organizamos as coisas e deixamos Krefeld em direção à Meppen às 9:00 da manhã. Chegamos na casa que alugamos as 11:30. O proprietário nos aguardava com as chaves. Nos mostrou a residência, como funcionava o sistema de aquecimento, os telefones úteis da região foi muito simpático.

Comemos e fomos direto fazer Faro. Marquei uma pista para o Euro e outra para o Oggun. Os dois foram muito bem. Os campos aqui em Meppen são muito diferentes dos campos que encontramos em Krefeld. São mais úmidos e com uma terra bem fofa.

Havia marcado para fazer uma proteção para equipe do Chile que este ano conta com apenas um representante. Nos encontraram no local do Faro e fomos direto para um parque onde colocamos um biombo e fizemos latido no biombo, algumas fugas e lançados.

Obediência e proteção no clube em Krefeld 30/09 - WUSV 2016


Marcamos de treinar com figurante do clube às 17:00. Fizemos a obediência completa do Oggun e do Micha.

Na proteção eu fiz a primeira parte do trabalho do mundo e o figurante Kevin Prass fez o lançado e o reataque do lançado.

Eu fiz a proteção completa do Micha.

Com o Euro nós trabalhamos o revista nos biombos, latidos,  fizemos uma fuga e treinamos a obediência da proteção.




sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Faro em Krefeld - 29/09 - WUSV 2016.



Fomos fazer faro ao meio-dia. Sol de rachar a mamona e para ajudar um ventinho básico característico da Alemanha. A rajada de vento batia no chão e subia uma poeira enorme junto com um cheiro de repolho e batata podre. Eles estão em plena colheita, então é normal que sobre alguma coisa no chão, principalmente os descartes que já ficam para servir de adubo.

Marquei a pista do Oggun e a Pista do Micha com 5 ângulos, seis retas e três objetos. Esperamos 45 min e colocamos os cães. O vento e o calor forte, foram um desafio e tanto para os cães. Todos, inclusive o meu, apresentaram um pouco de dificuldade quando o vento estava paralelo a pista. Nenhum dos cães desistiu, isso é o que importa. Todos concluíram a pista e mesmo com as dificuldades, todos indicaram os objetos.

Precisamos ter feito um faro deste antes do campeonato, pois assim tivemos uma noção do que pode acontecer ou até mesmo o que pode ser melhorado até o dia da competição.

Hoje não faremos mais nada, os cães precisam descansar. Nosso próximo treino será amanhã (dia 30/09) no clube Hundesportverein Krefeld Benrad as 17:00.





quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Faro, Obediência e Proteção em Krefeld - 28/09 - WUSV 2016.


Nos encontramos as 9:00 e fomos fazer faro. O Sérgio marcou a pista do Oggun, eu marquei a do Micha e a Priscila marcou a do Euro. 



Esperei 30min e coloquei o Euro. Saiu muito bem, calmo, cheirando passo a passou. Após o meio da primeira reta, haviam várias pegadas de animais, ele se atrapalhou um pouco, saiu pra esquerda/direita, mas se manteve firme procurando. Achou a pista e seguiu firme até o final. Hoje, ele indicou todos os objetos corretamente. Não precisei ajudar nenhuma vez. Foi show!!

O Oggun entrou com 55 min de pista. Fez um faro exemplar. Seu único problema foi a indicação do segundo objeto, pois deitou em cima. Os ângulos fez corretamente e manteve a velocidade durante toda a pista.

O Micha entrou com 1h e 5min. Na minha opinião fez o melhor faro dele desde que chegou aqui. Concentrado, velocidade melhor controlada pelo Sérgio. Indicações firmes e ângulos cravados.

Todos ficamos muito felizes com o resultado do faro. 

No final da tarde, fomos treinar em um campo novo. É um clube inter raças que fica a menos de 1km de onde eu e a Priscila estamos hospedado. Fizemos um prévio contato com os dirigentes do clube, e eles se mostraram muito receptivos a nossa ideia de irmos treinar lá.

Chegamos às 17:00, como havia sido combinado. Nos receberam hiper bem. Aguardamos alguns cães que estavam fazendo obediência e assim que terminaram foi a nossa vez.

Novamente o Sérgio e a Priscila fizeram toda a rotina da obediência do IPO3. Sempre buscando premiar os exercícios em blocos. Estamos muito próximos da competição e precisamos fazer com que os cães aumentem sua expectativa e trabalhem um pouco mais para ganhar sua recompensa.

Entrei com o Euro e fiz um pouco de condução, trabalhei o Stay, busca de halter no terreno plano, saltou o obstaculo de um metro,  e finalizei com o em frente.

Após a obediência demos um intervalo de 40 min e partimos para a proteção. Fiz a rotina inteira com o Micha. Novamente o latido foi monstro. Desta vez o Sérgio teve bastante dificuldade para conduzir o Micha até o ponto de fuga. Fez a fuga corretamente, mordida forte e largou bem. O reataque foi muito forte, manteve a mordida e a guarda muito boa. No transporte frontal, novamente tentou andar a frente do Sérgio. O ataque lançado, reataque e o transporte para o juiz foi show!

Colocamos o figurante do clube para fazer a primeira parte do Oggun. Deu certo, quando o Oggun chegou no biombo e viu figurante diferente, cresceu no latido e pressionou o figurante. As obediências foram exemplares. Na fuga, o Oggun levou o figurante por duas vezes ao chão. Fez com que ele crescesse mais ainda. No ataque do transporte frontal, ele deu uma cacetada. Eu fiz o exercício do lançado e do reataque.

O figurante também fez o trabalho com o Euro. Late revista tudo certo. Na fuga, o figurante fez com que o Euro perdesse a mordida, por ter pulado antes. Repetimos o exercício e o Euro pegou no cotovelo. Repetimos novamente e o Euro pegou certo. Nas fases de pressão se mostrou um pouco nervoso. As mordidas não estavam boas. Não foi um bom dia de proteção para mim e para o Euro!






quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Obediência e Proteção no Estádio em Dislaken - 27/09 - WUSV 2016.


Chegamos no estádio as 10:00. Montamos o campo para obediência em 5 min. Desta vez a Priscila começou a obediência com o Oggun e o Sérgio foi para o ponto de distração com o Micha.

O Oggun fez um trabalho muito motivado e consistente até o Stay. Na busca do Halter no terreno plano, a velocidade de ida, a pegada do halter e  virada estão super, mas a velocidade de volta esta ruim. Fica muito discrepante da velocidade de ida. No obstáculo de 1m e na rampa este contraste não aparece, porém no terreno plano, fica bem evidente. 

A obediência do Micha também melhorou muito. Esta seguindo melhor o Sérgio e assumindo a posição básica de forma mais correta. Os halteres estão bem rápidos.

Eu treinei a condução, senta, deita, em pé, halteres no terreno plano e finalizei com o em frente.


Fizemos a proteção completa dos cães. O Micha se mostrou um touro. O cão tem muito impulso e consegue se refazer muito facilmente de seu cansaço. Está com um latido muito potente no biombo. Pressiona o figurante o tempo todo, inclusive nas guardas. Seu lançado está um tiro. Entrada violenta, segura e forte. Como disse anteriormente em outros posts, nossa missão é adequar tudo o que estamos descrevendo em uma obediência mais harmônica e com a menor quantidade de comandos ou ajudas corporais possível. Assim, teremos chances de conseguir um bom conceito na proteção!

O Oggun nitidamente mostrou cansaço ao chegar no último biombo. Os latidos saíram fraco. Nas fases de luta mostrou-se melhor. Mas novamente deu sinal que iria fazer o larga no final das fases de pressão. Fiz algumas paradas falsas, porém como estava cansado, acabou não fazendo o que pretendíamos. Vida cruel!!!!!....

Definitivamente os cães precisam ter um trabalho de condicionamento físico muito melhor. Não dá para obter isto somente treinando a rotina de nosso esporte. Eles precisam desenvolver uma capacidade cardiovascular muito maior, do contrario sentimos uma desaceleração muito grande dentro dos exercícios ou até mesmo a falta de vontade de trabalhar. Fica a dica!!!

O Edgar fez a proteção do Euro. Fiz a batida dos biombos e focamos no late e revista, fuga e lançados.

Eu trabalhei o Nike (novo mali do Edgar) no biombo, exercício de fuga, controle na condução e encerramos com alguns lançados. 



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Faro e Proteção em Moers - 26/09 - WUSV 2016.


Fomos fazer faro as 9:00 em Moers. A Priscila marcou a pista do Oggun. Eu marquei a do Micha. O Sérgio marcou a pista do Euro. Todo mundo marcou a pista no formato de uma cabeça de cachorro. 

O Micha não foi bem. Velocidade inconstante, saiu da pista na última reta para a esquerda. Visualmente não constatamos nada no chão para tirá-lo da pista, mas pode ser que tenha passado algum animal. Perdeu o primeiro objeto e os outros dois indicou corretamente. Sugeri ao Sérgio para marcar no fim da tarde uma pista para filhote. Petisco a 3, 5 e 7 passos e após 10 ou 15 fazer uma caixa, por pelo menos 100m. O Micha precisa claramente sentir-se melhor no campo de faro. 

O Oggun, que teve a pista marcada pela própria Priscila, perdeu os dois primeiros objetos. Rodou no terceiro angulo, entrou na última reta e indicou o último objeto corretamente.

O Euro, está se sentindo em casa. Fez a pista muito bem. No primeiro e no segundo objeto ele parou, cheirou o objeto e eu dei o comando de deita para que ele não passasse batido. O terceiro e quarto objeto ele indicou corretamente. Estou muito contente com a qualidade do faro do meu cão. Esta constante, calmo e extremamente motivado. O cão não desiste nunca. Mostra uma voluntariedade incrível no faro.

Fomos para o clube do Edgar e fizemos a proteção completa do Micha e do Oggun. O Micha, extremamente potente, está a cada dia fazendo um trabalho mais limpo. Mordidas muito forte, calma e o larga está se tornando exemplar. Estou conseguindo fazer com que o Sérgio tenha uma leitura corporal mais fácil para o Micha. Sua evolução como condutor na seção de proteção sem dúvida, agora é outra. Muito mais clara e objetiva. Nesta última semana, colocamos todas as ajudas corporais, os vícios a conduta errada nos deslocamentos para fora. Agora o SERGIÃO É UM NOVO CONDUTOR!!!

O Oggun tem uma na obediência exemplar na proteção, mas falta um pouco mais de atitude com relação a pressionar o figurante. Fizemos vários treinos de latido e a cada dia apertamos um pouco mais. Como vocês sabem, sempre que aperta de um lado, acaba estragando o outro. Após estes treinos de mais pressão, naturalmente o cão acaba dando alguma dificuldade para largar. Então, você usa o que for necessário para que ele largue. E, no caso de nosso amigo Oggun, ele começou a largar quando o figurante para a luta. Agora temos outra missão, fazer com que ele pressione o figurante na guarda, morda energicamente, mantenha a mordida durante a fase de pressão e quando da parada do figurante não adiante o comando larga. Só isso só....

Obediência e Proteção em Moers / Faro em Krefeld - 25/09 - WUSV 2016.


Fomos para o clube em Moers as 8:30. Na obediência, treinamos os exercícios que os cães precisam melhorar. Insistentemente treinamos a tomada da posição básica do Micha. Estamos dando um gás no retorno do Halteres do Oggun, pois a velocidade de ida esta super, porém a de volta esta lenta. 

Com o Euro eu fiz a condução, senta e deita em marcha e retomamos o exercício do stay (em pé). Hoje ele acertou de primeira. Repetimos algumas vezes e partimos para a busca do halter no terreno plano. 

Em todos os treinamentos, finalizamos com o exercício de ir em frente.

Na proteção, eu puxei um pouco mais o treino dos cães, colocando muito mais pressão e fazendo as fases de pressão bem mais longas. O Micha esta com um latido monstro. Estamos dando bastante enfase no trabalho das guardas e principalmente do larga. Também estamos tentando melhorar a obediência da proteção. Já sentimos um pequena evolução. Se o Sergião mantiver a estratégia, acredito que conseguiremos salvar alguns pontos.

O Oggun esta com a obediência da proteção muito boa. Os controles estão bem ajustados. Estamos trabalhando para que ele pressione um pouco mais o figurante, principalmente nas fases de guarda.

No fim da tarde, Eu e a Priscila saimos para dar uma volta com os cães e nos deparamos com um lindo terreno com terra arada.... não prestou! Peguei toda a tralha e acabamos marcando uma pista gigante para o Euro e para o Oggun. Ficamos muito contente com o trabalho dos dois, pois ventava muito, o chão muito seco e mesmo assim os dogs não tiraram o nariz da pista. O faro foi ferradooooooo!!!

sábado, 24 de setembro de 2016

Faro em Moers / Compras em Lommel - 24/09 - WUSV 2016.


Chegamos na Alemanha no dia 19 e até o momento não choveu. Tá difícil a situação de faro. Com a falta de chuva as colheitas estão atrasadas e os campos de terra estão escassos aqui na região.

Em virtude do tempo muito seco e visando fazer um treino mais gostoso para os cães, decidimos fazer o faro as 8:00. O terremos que escolhemos parecia um deserto, de tão seco. O vento batia no chão e levantava uma poeira preta. Marcamos as pistas, desta vez um pouco mais longas, esperamos 30 min e colocamos os cães. O Micha já começou a se adaptar a situação. O Oggun e o Euro foram muito bem.





Logo após o faro, deixamos o Micha no apartamento do Sérgio e partimos para umas comprinhas em Lommel (Bélgica). Este local possui preços bem atrativos. São um conjunto de lojas bem a margem da rodovia que liga Mol a Lommel. Tem de tudo sem precisar ficar andando de carro de um lado para o outro. Lojas de todos tipos de calçados, roupas, equipamentos esportivos, pet shop, eletrônicos e muito mais. Bem diferente das coisas aqui na Alemanha, (pois são muito mais caras). Passamos o dia por lá. 

Agora o melhor de tudo. Da minha casa até São Paulo, são 140km. Nós saímos de Krefeld (Alemanha), passamos por um pedaço da Holanda e entramos na Bélgica em apenas 1h30min, rodando 128km.

Demos o resto do dia como descanso para nossos cães.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Treino no clube em Moers - 23/09 - WUSV 2016!



Fomos fazer faro as 9:00 em Moers. O Sérgio marcou a própria pista, pois acabamos nos atrasando um pouco e não deu tempo de eu chegar para marcar para ele. Quando eu e Priscila chegamos, ele estava terminando a última reta. Disse que o Micha não foi muito bem na primeira reta e que em alguns ângulos ficou um pouco perdido. Em virtude disto, daremos uma ênfase maior nos treinos de faro do Micha.

Eu marquei a pista do Euro e a do Oggun. Esperei 20 min e coloquei o Euro.  Minha primeira reta ficou bem paralela à primeira reta do Micha. Segundo o Sérgio ele se comportou do mesmo jeito (inclusive com os mesmos erros), pois ele deu várias saídas para checar, mas se manteve firme procurando. Fez todos os ângulos perfeitamente e as demais retas também. Demonstrou também uma certa dificuldade em indicar os objetos que se assemelhavam a cor do terreno. Mas a atitude estava ótima.

O Oggun entrou pisando duro. Indicou quase todos os objetos perfeitamente, somente o segundo objeto ele deitou em cima. O Ângulo da quarta reta ele passou um pouco e ficou procurando ao redor. Entrou na última reta muito firme e assim seguiu até o final.



Retornamos para Krefeld e deixamos marcado para nos encontrar novamente no clube do Edgar as 17:30.

Chegamos e cada um focou no treino que precisava. A Priscila fez o treinamento de halteres. O Sérgio treinou tomada de posição básica e foco. Eu treinei um pouco de condução e o Stay.

As 18:00 começaram a chegar os treinadores do clube. O Bjorn fez proteção para o Euro. O Carsten fez a rotina completa para o Micha e para o Oggun. Os cães foram super bem. Elogiaram muito o controle da obediência do cão da Priscila e também a tenacidade e o espirito de luta do cão do Sérgio.

Treino no estádio - 22/09 - WUSV 2016!



Nos encontramos com o Bjorn no clube do Edgar às 8:30 e seguimos direto para o estádio em Dislaken. Fizemos a obediência e a proteção completa. No geral os cães se comportaram muito bem. O Micha fez um lançado espetacular. Mordida muito forte. Estamos trabalhando duro para tentar melhorar sua obediência na proteção. No período da tarde, demos descanso para os cães.



Treino em Moers - 21/09 - WUSV 2016





Aqui na Alemanha os cães possuem inclusão total em todos os ambientes. O Sérgio me relatou que foi tomar uma cerveja próximo a seu hotel e que chegando lá, ele se preocupou em pegar o local mais afastado do público em virtude de estar com o Micha. Aconteceu tudo diferente do que pensava. Toda hora vinha uma pessoa e perguntava se podia fazer carinho no Micha. O Sérgio começou a ficar sem graça, pois todo mundo falava para ele entrar no Bar com o seu cão e não ficar na rua longe de todos. Olha o BH em pleno funcionamento!!!

Nos encontramos as 9:00 no campo do Edgar. O Sérgio e a Priscila, fizeram a obediência completa do Micha e do Oggun. Foram muito bem apesar do forte calor que estava fazendo. Eu treinei a condução, senta, deita e comecei a iniciar o treinamento do Stay do Euro com a Priscila me auxiliando na guia. Assim que terminamos, conversamos um pouco a respeito de nosso treino e decidimos retornar ao campo as 17:00 para treinarmos proteção.

As 17:00 fizemos a proteção completa de todos os cães. Como sempre, eles estavam bem altos. Deram bastante dificuldade para os condutores na obediência da proteção.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Treino em Moers - 20/09 - WUSV 2016


Marcamos de fazer faro as 10:00 em Moers. Procuramos um campo onde os três cães pudessem treinar. Como seria o primeiro faro fora de casa, cada um marcou sua própria pista para que não houvesse imprevistos.

Eu fui o primeiro a fazer faro com o Euro. Assim que estava na ultima reta, vi que um senhor se aproximava do Sérgio e começou a conversar com ele. Pediu para que não fizéssemos faro em seu terreno. Porém todas as pistas já estavam marcadas. O Sérgio disse ao senhor que iria ter que entrar novamente em seu campo para retirar os objetos de faro e  estaca.

Assim que o senhor se afastou eu gritei para o Sérgio "coloca o MICHA, que ele vai achar mais rápido" kkkkk. Então o Sérgio e a Priscila colocaram os cães para trabalhar ao mesmo tempo. Nisto o fazendeiro já havia deixado o local.

Após termos terminado o faro dos cães, quem é que surge: O FAZENDEIRO COM UM TRATOR ENORME... kkkk... vindo em nossa direção. Todo mundo pensou que ele faria igual aqueles shows que passam nos EUA, onde tratores com pneus gigantes passam por cima de treinadores de faro indesejáveis.

Novamente nos desculpamos pelo ocorrido e dissemos que nunca mais HOJE, voltaríamos naquele lugar. Começamos bem.... rrrrsss

Terminado, partimos para comprar ração para os cães. Compramos um chip de celular para cada um com um número da Alemanha. Depois fomos para casa almoçar. Descansamos até as 17:30.

Retornamos ao clube em Moers as 18:00. Todos fizeram uma obediência bem motivada, deixando os cães se adaptarem as novas situações de treino. Apesar do clima estar quente, todos os cães ficaram muito a vontade no trabalho e fizeram os exercícios com bastante desenvoltura. 

No trabalho de proteção, fizemos um pouco de latido no biombo e demos uma trabalhada nas guardas do Micha e do Oggun.


Nossa chegada - 19/09 - WUSV 2016!



Nosso amigo Alexandre, famoso "BA" fez o imenso favor de ir até minha casa, pegar a Kombi e nos levar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Chegamos às 16:00. Fizemos o check-in e fomos para a sala de embarque. Entramos no avião, consultamos para ver se haviam embarcado os cães e ficamos aguardando a decolagem. Nosso voo atrasou 50 min. Agonia total...

Chegamos em Amsterdam às 12:20. Entre desembarcarmos, passar pelo controle policial, pegarmos as malas, nossos cães, retirarmos os carros na locadora, nos tomou nada mais que 2h e meia.

Dirigimos por mais 2h20min e chegamos em Krefeld. Cidade que alugamos uma casa para ficarmos nos preparando.

Assim que nos acomodamos, demos liberdade para nossos cães e fomos ao supermercado.

Acredito que todos tenham notado, mas mesmo assim quero deixar a mensagem mais clara: Quando vocês programarem suas viagens internacionais, é necessário que descartem os dois primeiros dias do seu cronograma de treino. Pois o primeiro dia irá ficar por conta dos preparativos do embarque e agitação da viagem, o segundo dia porque o cão chega um pouco apático e as vezes bem desidratado, pois durante a viagem não tem água disponível e muito menos comida. Sendo assim, sempre coloquem dois dias a mais por conta do deslocamento e do stress da viagem como um todo. Fica a dica!!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Embarque em Guarulhos/SPl - 18/09 - WUSV 2016!



Olá Pessoal. Dia 18 demos início a mais uma jornada rumo ao Campeonato Mundial do Pastor Alemão - WUSV 2016, que será realizado na cidade de Meppen na Alemanha.

Todos vocês puderam acompanhar ainda neste ano o nosso diário com relatos de treinos e notícias referente ao FMBB 2016. Onde eu e o Pablo Ruiz com o Malinoa Mago von Drachenherz fomos para representar o Brasil no Campeonato Mundial do Pastor Belga.

Agora estarei viajando com duas pessoas que estimo muito. Sérgio Voscaboinik com o cão Micha do Sadonana e Priscila Guimarães com o cão Oggun do Titantoptrek. Também estarei levando o meu cão - Euro II do Sadonana para já ir se acostumando com os deslocamentos, temperaturas, ambientes e treinamentos mais puxados. Não é segredo para ninguém que meu sonho é participar da WUSV ou da FCI por um cão treinando desde o início por mim e minha equipe. Acredito que ano que vem este sonho se tornará realidade. Mas vamos dar tempo ao tempo e treinar muito para atingir nossos objetivos.

CHEFES DE EQUIPE:

CRISTINE DIAS   -   MARCIO CERQUEIRA


COMPETIDORES:

BRA 01   -   MARCOS RANGEL               com    PRINZ
BRA 02   -   ANDERSON WOLLMANN    com    ADOLF
BRA 03   -   PRISCILA GUIMARÃES      com    OGGUN
BRA 04   -   SÉRGIO VOSCABOINIK     com    MICHA



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Quinto dia - SUPER FINAL - 15/05


Hoje é o grande dia. A SUPER FINAL DO FMBB 2016. As 20 melhores duplas repetirão as rotinas da obediência e proteção. Serão dois conjuntos com seis participantes e um com 8, realizando a obediência e em seguida a proteção.

Chegamos as 6:30 no estádio. A obediência do Edgar/Myron estava marcada para iniciar as 07:24. 

Como podem ver, as barracas da feira de equipamentos estavam todas fechadas.





 




O Edgar/Myron entraram e obtiveram 90 na obediência e 93,5 na proteção.

Finalizamos a competição em 53 lugar de 120 cães.

Segue abaixo algumas fotos da preparação do encerramento da competição.