"Quanto maior a dinâmica e a didática do profissional em adestramento, mais rápida e eficaz será a aprendizagem do cão".

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Curso de Proteção K9 e Show Dog - Canil do Batalhão da Guarda Presidencial - Seção Cães de Guerra

Primeiro dia - 01/12

Hoje pela manhã demos início ao nosso curso de Proteção K9, começamos com uma aula teórica a respeito de como os cães aprendem, falamos sobre o condicionamento clássico, operante e descrevemos todas as fases do desenvolvimento do impulso de caça. Às 10:00 fomos para o campo de futebol da unidade militar e praticamos os exercícios de caça sem os cães.

Todos os militares tiveram uma desenvoltura favorável. São pessoas jovens e estão bem dispostos a aprender. Paramos às 12:00 para almoçarmos.

Retornamos às 14:00. Como estavam todos de barriga cheia, decidi falar um pouco a respeito do método clicker. Desenvolvemos alguns exercícios através do método e partimos para treinar os exercícios de caça com os cães do canil.

Fiquei realmente muito impressionado com a qualidade do temperamento dos cães que o canil possui. Cães que aliaram o temperamento com a conformação genética.

As instalações do canil são muito boas, boxes grandes e ventilados. Alojamento para os militares do canil, depósito de ração e material de adestramento, banheiro, escritório e  enfermária, tudo nos conformes.






domingo, 24 de outubro de 2010

Dia 24/10/2010.
Infelizmente as coisas não saíram como queríamos. Já na entrada do campo, bastante desordem. Estimula-mos o Zor e quando fomos entrar no campo o juiz disse que ele não seria o primeiro, pois como haviam duplas desmanchadas, ele teria que entrar com mais dois cães. O resto vocês poderão acompanhar no vídeo abaixo.

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia 23/10/2010.
O trabalho foi maravilhoso. Estamos muito contentes e queremos agradecer a todos. Um agradecimento especial ao grupo de Manuel Pacheco, Juan Manuel, Paco e sua esposa, Jack, Angel e demais amigos do clube ADCAN de Sevilha, que não pouparam esforços em nos ajudar.


Emoção inexplicável, todos no estádio vibraram muito e eu também. Estou sem palavras para descrever o que eu e a Priscila estamos sentindo, me desculpem.....

Segue abaixo o vídeo da Priscila Guimarães com o cão Zor de Parayas no trabalho de proteção.




Dia 23/10/2010.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia 22/10/2010.
Fizemos mais um trabalho de proteção com o Zor. Treinamos a chegada do biombo e o transporte frontal, aqui mesmo na estrada perto de nossa casa. O Zor esta muito bem. Sua condição física é excelente, sua vontade de trabalhar esta bastante alta, mordendo pra carvalho e acreditamos que iremos fazer uma excelente prova de proteção.

O José Rivanil obteve 92 pontos na obediência e o Éder de Silvio 71. A dupla José Rivanil e Gismo já completam a competição com um total de 267 pontos (A: 83, B:92 e C:92).
Dia 21/10/2010.
Esta madrugada não foi nada fácil para mim e a Priscila. O terror das condições de faro nos assolavam. Não conseguimos de jeito algum ter uma boa noite de sono. Ontem de cada cinco cães que faziam faro, de 2 a 3 reprovavam. Condições críticas, onde a grande maioria dos cães não estão acostumados. Uma pena, pois os gastos para se participar de um mundial são imensos. Vir aqui e não conseguir fazer o mínimo é algo bem frustrante sem contar à parte que nos onera. O solo esta todo rachado de tanto calor que faz aqui. Os cães que estão farejando no período da tarde estão pegando nada mais nada menos do que 28º e o pior, sem uma brisa para refrescar.

Todos teem que chegar uma hora antes do faro. Isto quer dizer, que o cão fica no sol pelo menos uma hora e meia, antes de entrar em sua pista.

A Priscila tirou 93 pontos no faro. Infelizmente o cão do Marcos Rangel também não conseguiu ser aprovado, fez a primeira e a metade da segunda reta e parou.

O José Rivanil com o cão Gismo, fez uma super-proteção, tirou 92 pontos com muitos aplausos da arquibancada. Foi o primeiro cão que eu vi dar trabalho aos figurantes. Entortou todos os dois, rsssss.

O Caio e o Eder foram reprovados na proteção.

Segue abaixo o link do video da proteção do Marcos Rangel, divirtam-se...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia 20/10/2010.
O José Rivanil obteve 83 no faro. O Caio Alexandre e o Eder de Silvio, infelizmente não aprovaram seus cães. O calor intenso e a dificuldade das pistas às 13h30min da tarde foram demais para eles. O Marcos Rangel tirou 90 pontos na proteção.
Fomos treinar faro com o Manuel Pacheco, pessoa maravilhosa que tem se desdobrado para ajudar as equipes de outros países, mesmo porque, as orientações de locais para treino, chegaram muito tarde. Encontramo-nos na auto-estrada e fomos sentido a Córdoba, onde há outra característica de solo. A Priscila marcou a pista e depois de 30 min. colocou o Zor. Ventava muito e no terceiro ângulo ele cortou caminho. Não dava para enxergar a pista, pois a terra só estava arada e não gradiada. As indicações de objeto foram perfeitas. Voltamos para casa e aguardamos para ir ao estádio ver a escolha dos figurantes.

Às 13h30min já estamos lá. Assistimos a apresentação dos figurantes e presenciamos um show de horror. Trabalho totalmente sem pressão. Este ano vai ser difícil separar o joio do trigo, pois todos terão um trabalho bem fácil. As marcações do campo também estão menores. Na fuga o cão ficará apenas a quatro passos do figurante. O juiz da proteção em momento algum se aproximou do cão durante o latido e repetiu este comportamento para os demais exercícios. Ficou o tempo todo bem posicionado, porém com bastante distancia do trabalho do figurante.

Assisti a reunião dos chefes de equipe (apesar de não ser chefe de nada, rsss) e transmiti o que foi passado aos competidores que me perguntaram.

À noite tivemos o sorteio. Fomos a 11ª equipe a sortear os horários da competição.

BR 01 - Marcos Rangel – Nr do sorteio: 63
A – quinta feira – 13h30min
B – sábado – 11h42min
C - quarta-feira – 17h36min

BR 02 – Priscila Guimarães – Nr do sorteio: 42
A – quinta feira – 09h00min
B – domingo – 09h32min
C - sábado – 13h46min

BR 03 – Éder de Silvio – Nr do sorteio: 27
A – quarta-feira – 13h30min
B – sexta-feira – 07h44min
C - quinta-feira – 17h56min

BR 04 – Caio Alexandre – Nr do sorteio: 26
A – quarta-feira – 13h30min
B – sexta-feira – 07h44min
C - quinta-feira – 17h46min

BR 05 – José Rivanil – Nr do sorteio: 19
A – quarta-feira – 13h30min
B – sexta-feira – 11h20min
C - quinta-feira – 15h26min

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia 18/10/2010.
Levantamos às 07h00min totalmente ansiosos com o dia do reconhecimento de campo. Chegamos ao estádio as 09h00min e o nosso treinamento estava marcado para 09h40min. Todos os outros competidores já estavam por lá.

A organização da competição deste ano esta horrível. Ninguém diz nada com nada. As mensagens são sempre enviadas em atraso. Quando perguntamos algo, dizem que já enviaram as informações por email. Só nos disponibilizaram campos de faro, obediência e proteção a partir de sábado, mesmo assim os campos não continham barracas para treinar e alguns não têm obstáculos (um metro e rampa).

Não existe um horário por equipe para ir aos campos treinar. Se chegarmos ao local e já estiver alguém treinando, tem que esperar até que chegue sua vez. Um horror.

No treino de reconhecimento do campo, mais atrapalhadas. Não tinha quem montasse e desmontasse o campo. Graças a Deus que nossos amigos espanhóis Manuel Pacheco, Paco e o Juan Manuel do clube ADCAM de Sevilha apareceram para nos prestigiar. Ajudaram-nos a colocar e tirar o obstáculo de um metro e a rampa. Caso contrário perderíamos muito mais tempo na montagem e desmontagem do campo.

O treino do Zor foi perfeito. Fizemos somente os obstáculos de um metro e rampa, porém sem o halter. A Priscila colocou o Zor sentado de um lado e chamou do outro e fez a mesma coisa na rampa. Depois executamos dois em frente e fechamos o treino de obediência.

Na proteção eu fiquei no quarto biombo, premiei o Zor e corri para o sexto. Assim que o Zor chegou, eu esperei cinco latidos e o premiei novamente.

Na saída do campo tinha que se passar pelo veterinário. Novamente mais atrapalhadas. O veterinário pediu a caderneta de vacina do cão, porém ontem quando entregamos os documentos, eles checaram a carteira de vacina e as devolveram dizendo que não seria mais necessário. Sendo assim, todos os competidores do Brasil tiveram que retornar as suas respectivas residências, pegar as carteirinhas e retornar ao estádio para passarem novamente ao veterinário. Saco.....!!!!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Dia 17/10/2010.
Às 09h30min nós estávamos no Estádio Olímpico de Sevilha para entregar a documentação do Zor juntamente com os outros competidores do Brasil (Éder de Silvio, Marcos Rangel, Caio Alexandre e José Rivanil). Cada competidor pegou o seu kit. Os kits continham o colete com número, ticket do estacionamento dos competidores, convite do jantar e o quadro de horário do reconhecimento do campo.

Fomos fazer faro às 18h00min. Estava muito quente. O local que escolhemos era de terra arada e acreditem, o chão estava rachado de tão seco. A Priscila marcou a pista do Zor, fez cinco ângulos e seis retas. Esperamos 40 min. e colocamos o Zor. Ele pisou firme, indicou todos os objetos corretamente, somente no último ângulo ele se atrapalhou um pouco, porém a Priscila o ajudou e ele concluiu a pista muito bem. Optamos por não trabalhar obediência e proteção. Agora deixaremos o Zor com mais vontade de trabalhar.

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia 16/10/2010.
Chegamos ao clube às 08h30min. Fizemos a obediência completa e desta vez premiamos menos os exercícios. O Zor resolveu aprontar no obstáculo de um metro. Tocava tanto na ida quanto na volta. Foi um saco, pois tivemos que repetir o exercício inúmeras vezes. Ficou bem cansado.

Quando eram 09h40min, chegou à equipe do Canadá para treinar no mesmo clube. Para nossa surpresa o juiz da proteção no campeonato mundial da Wusv do ano passado, também estará competindo com seu cão este ano.

Na proteção fizemos um simulado de prova. As batidas dos biombos tiveram uma velocidade normal. Chegou latindo grosso. Não fizemos o aqui/junto. Na fuga eu fiquei bem mais longe que a distancia oficial. O Zor entrou bem, mordeu forte e manteve a boca até o final do exercício. O larga foi animal. Reataquei após 10 seg. e dei duas varadas. O transporte frontal foi perfeito. O tempo todo ao lado da Priscila sem adiantar ou atrasar. Após o ataque fizemos o transporte do figurante ao juiz e de lá a Priscila foi para o outro lado do campo para executarmos o lançado. Outra paulada do Zor veio muito rápido, boca cheia e lutou bastante. Hoje trabalhei como os figurantes da prova. Fazendo o tempo todo uma condução curvada em cima do cão, deixando as quatro patas no chão e com o jogo de vara bem baixo. Para o Zor isto não fez diferença alguma.

Quando acabamos o trabalho com o Zor, o Canadense (juiz) veio até nós e disse: “Excelente trabalho do seu cão!!!” heheheheheh......, infelizmente o dele aprontou um pouco com ele, heheheheh!!!!!
Dia 15/10/2010.
Hoje foi cruel. Chegamos às 00h40min, tomamos banho, comemos e fomos dormir às 01h30min, quando eram 06h30min levantamos, tomamos um café rápido e partimos novamente em direção ao clube, pois só poderíamos usar o campo das 08h00min às 10h30min.

Só fizemos obediência motivada, pois os cães estavam mortos e nós também. Descansamos a tarde e quando deu 19h00min eu e a Priscila fomos treinar faro. Desta vez eu marquei a pista. Fiz uma pista bem longa com seis retas e coloquei três objetos. O campo estava bastante sujo com espigas de milho secas, pedras e palha do milho colhido. O Zor foi muito bem, cheirou com bastante responsabilidade, checava a pista toda vez que estava em dúvida, porém sem sair da mesma. Acertou todos os ângulos e indicações de objeto. Trabalhou muito!!!
Dia 14/10/2010.
Fizemos faro às 11h00min, voltamos para casa, almoçamos e descansamos durante a tarde. As 19h30min estávamos no clube para fazer obediência e proteção. O pessoal do clube tem sido extremamente bondoso, estão se desdobrando para ajudar a mim e a Priscila. Na obediência treinamos todos os exercícios novamente. Premiamos o Zor em todos os exercícios.

O trabalho de proteção começou com a revista dos seis biombos. Deixamos um figurante nos segundo biombo e eu fiquei no último. O Zor bateu os biombos com bastante velocidade. Olhou dentro de todos. Já chegou latindo no último biombo. Fizemos a fuga sem reataque e treinamos alguns transportes frontais sempre premiando com ele na posição básica. Terminamos o treino sem executar o exercício do lançado.

Fiz proteção para todos os cães do clube. Dois malinois do amigo Manuel Pacheco, sendo que um deles, uma fêmea de 4 anos que se qualificou para o mundial da fci deste ano, porém não pode ir por motivos financeiros. O outro Mali do Manuel Pacheco é um macho de 2 anos filho do Cayman do Edgar Scherkl. Este cão além de bem treinado é muito poderoso em suas mordidas. Morde muito forte e tem um excelente controle dos seus nervos. Os outros cães que trabalhei eram pastores alemães.

Fiquei bastante impressionado com a qualidade dos cães deste clube. São todos muito rápidos e com mordidas bem fortes. Acabamos saindo do clube às 00h00min.
Dia 13/10/2010.
Hoje começamos com o faro. Marcamos de nos encontrar às 09h00min com Manuel Pacheco e o Paco. Eles nos levaram a um local onde a terra se assemelha ao do que iremos encontrar no mundial. A Priscila achou melhor ela mesma marcar a pista do Zor. Esperamos 40 min e o colocamos. Ele zerou a pista novamente com ângulos e indicações perfeitas. Ao final do dia (19h00min) fomos a uma estrada deserta aqui na região da casa que alugamos e fizemos um trabalho de latido e alguns transportes frontais.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia 12/10/2010.
Quando concluímos o treinamento de ontem, já deixamos combinado o horário que iríamos treinar hoje. Hoje é feriado nacional aqui na Espanha (dia do descobrimento da América). Na obediência trabalhamos os exercícios de senta, deita, stay, halteres e em frente.

Na proteção fizemos somente três biombos, trabalhamos bastante o latido. Fizemos as fugas com distâncias longas para não termos surpresas novamente. As duas primeiras o Zor mordeu de ponta, a partir da terceira ele começou a entender que correndo mais, teria mais sucesso nas mordidas. Finalizamos com um lançado longo, sem o comando de larga.
Dia 11/10/2010.
Acordamos, tomamos nosso café e fomos até Sevilha para conhecermos o estádio da competição. Da casa que alugamos até o estádio são 38 km e levamos uns 40 min. para chegar. Demos uma volta ao redor do estádio com o Zor, ele cheirou bastante as coisas por lá e depois voltamos para Castilblanco de los Arroyos (vilarejo que alugamos nossa casa).

Por volta das 15h00min fomos fazer faro. Existe muita fartura de campos de faro por aqui. Campos com terra escura e terra clara, porém ambos com bastantes pedras. Marcamos a pista do Zor, esperamos 40 min. e o colocamos na pista. Ele cheirou muito bem, só achamos que ele foi lento à pista. Fez todos os ângulos e também deitou em todos os objetos perfeitamente.

Chegamos ao campo para treinar obediência e proteção as 19h00min. O campo fica a 53 km de nossa casa. Leva em torno de 45 min. para chegar lá. Marcamos com o Manuel Pacheco e seu grupo de treinar a partir das 19h:30min. O Zor fez a obediência completa e foi muito bem. Trabalhou bem motivado e fez os exercícios de halter com qualidade.

Na proteção, revistou todos os biombos. Hoje a Priscila o chamou. Ele foi rápido e correto para a posição básica. Fizemos a fuga e não realizamos o reataque da fuga. Demos ênfase para o transporte frontal e transporte para o juiz. Finalizamos o treino com um lançado, lutamos um pouco e entreguei a manga para o Zor na carga.

Trabalhei alguns cães do clube deles e achei-os bem interessantes. Cães rápidos, motivados e com mordidas muito boas. O Manuel Pacheco (treinador que esta nos ajudando aqui em Sevilha) possui uma Malinoi fêmea muito boa. Ficou em quarto lugar na seletiva para o mundial da FCI deste ano, porém por falta de dinheiro não pode participar da competição.
Dia 10/10/2010.
Levantamos às 06h30min, tomamos nosso café e partimos para nossos 1100 km restantes. A estrada estava com pouco trânsito. Paramos somente para abastecer e quando eram 17h00min já estávamos na casa que alugamos.
Dia 09/10/2010.
Levantamos, tomamos nosso café da manhã, colocamos as malas no carro e partimos às 07h30min em direção a Sevilha. Dirigimos 1000 km e paramos na cidade de Bordeaux às 16h50min.

sábado, 9 de outubro de 2010

Dia 09/10/2010.
Levantamos, tomamos nosso café da manhã, colocamos as malas no carro e partimos às 07h30min em direção a Sevilha. Dirigimos 1000 km e paramos na cidade de Bordeaux (França) às 16h50min.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia 08/10/2010.
Levantamos cedo para fazer faro. Voltamos ao mesmo local que treinamos ontem. Pegamos um pedaço que continha inúmeras marcas de pneus de trator e pegadas de animais (provavelmente de coelhos e veados). Hoje, ao contrário de ontem, ventava muito e estava bastante frio também. O Zor saiu muito bem na pista, executou todos os ângulos perfeitamente, deitou nos objetos e manteve sempre a mesma velocidade. Fez um faro excelente.

Voltamos para casa, limpamos o carro e começamos a embarcar nossas coisas. Amanhã partiremos cedo em direção a Sevilha.

A Priscila treinou a obediência do Zor no campo ao lado do bangalô, fez somente alguns exercícios com bastante motivação.

É pessoal, o tempo passa rápido, estamos a menos de duas semanas do início do campeonato mundial da Wusv.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia 07/10/2010.
Hoje acordamos cedo e fomos fazer faro às 09h00min. Pegamos a rodovia em direção a Lommel, achamos um grande pedaço de terra arada, paramos o carro e fizemos nosso faro. O Zor novamente detonou, pisou forte, fez todos os ângulos como se existissem paredes no final das retas, indicou todos os objetos perfeitamente. Retornamos do faro e entramos em Lommel para comprarmos algumas coisas que estavam faltando na casa.

Almoçamos, descansamos um pouco e fomos treinar obediência às 15h30min, novamente executamos todos os exercícios da obediência. Hoje o danado estava meio lerdo para fazer o deita, mas apertamos um pouco e no final deu tudo certo.

O trabalho de proteção de hoje foi feito dentro da mata que existe em frente aos bangalôs que alugamos. Lugar novo, pouca luminosidade, galhos, folhas, solo meio mole e sons estranhos fizeram um cenário maravilhoso para o Zor entrar mais ainda em defesa. Latiu grosso, ininterruptamente, mordeu muito forte, dava para sentir a pressão da mordida no braço. Lutou bastante e ficou o tempo todo centrado na situação. Fizemos também vários trabalhos de guarda muda, o Zor o tempo todo com as orelhas retas, fincadas na direção do figurante, chegava a tremer de vontade de morder. Executamos dois transportes por entre as arvores da mata, o bicho ficou louco, transtornado, realmente o treino foi bastante excitante para o cão e conseqüentemente para nós também.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia 06/10/2010.
Acordamos às 07h30min, tomamos nosso café e partimos em direção a Arendonk. Combinamos de nos encontrar com o Chin Chen (competidor de Taiwan) e com o Luc Moorkens. A Priscila e o Chin Chen entraram para fazer obediência em conjunto. Apresentaram-se ao juiz e a Priscila foi com o Zor para o exercício de distração e o Chin Chen começou a obediência. Treinamos novamente toda a seqüência da prova, porém premiando cada exercício. Assim que ambos acabaram suas obediências, demos um tempo para os cães se refazerem e começamos a proteção com o cão do Chin Chen.

Desta vez o Zor bateu os seis biombos, eu estava no primeiro e o Luc no quarto para poder premiá-lo. Depois eu fui para o sexto biombo, quando ele estava chegando eu saí correndo e entrei no meio das árvores que tem atrás do campo e lá realizamos os latidos. O foco do treino hoje foi à guarda muda. Fizemos vários exercícios, com gente estranha passando perto, fazendo barulhos, ataques surpresas, frustrações e conseguimos obter uma guarda bem intensa.

Após o último larga, a Priscila rumou com o Zor para o ponto de partida, para podermos realizar o lançado. Eu o recebi girando para a direita. Ele entrou firme, boca cheia e mordida forte, porém achei que hoje ele correu mais devagar. Fiz uma parada brusca intencional, ele não moveu a boca, sai novamente e parei. A Priscila o mandou largar e assim que ele o fez já ataquei novamente. Fiz mais uma movimentação, coloquei bastante pressão e parei, ela mandou largar, esperou que nosso juiz a chamasse e assim que ela estava a uns 10 metros do Zor eu ataquei novamente e entreguei a manga.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia 05/10/2010.
Acordamos às 08h00min, tomamos nosso café e fomos para o campo de futebol que tem ao lado do bangalô para fazermos os exercícios da obediência, só ficamos sem treinar os obstáculos de salto.

Hoje fez sol o dia todo. Estava bem quente pela manhã e no período da tarde o sol imperava e não havia sequer uma brisa, chegamos a achar que iria chover ao final do dia, porém não ocorreu.

Por volta das 16h00min fomos para o clube de Lommel. Encontramos com o Willem e treinamos mais uma vez obediência. Deixamos os cães retomarem o fôlego e às 18h00min começamos o trabalho de proteção. Hoje para mudar um pouco o ar da proteção, trabalhamos os latidos no meio da mata. Várias árvores diferentes, todo tipo de folha sob o chão, galhos secos, fizeram nosso local de treinamento ficar mais sinistro e ao mesmo tempo mais charmoso. O Zor latiu com muito mais poder. Depois voltamos ao campo e treinamos o transporte frontal e a guarda muda.
Dia 04/10/2010.
Logo após o Willem ter tratado de seus cães nós partimos em direção a costa da Bélgica para buscar um pastor alemão preto que o Willem comprou. Levamos 02h30min para chegar ao destino, 01h00min de conversa e 02h50min para voltar, cheguei ao bangalô por volta das 16h30min. Pela manhã a Priscila repetiu novamente o faro. Ela me disse que marcou uma pista fácil. A pista foi no formato de cadeira para a esquerda e ela colocou somente um objeto e uma bolinha. O Zor zerou a pista.

Às 17h30min, partimos em direção a Arendonk, para treinarmos com o Luc Moorkens e com o Emiel Dilen em seu clube. Chegamos ao clube às 18h20min. Priscila deu liberdade ao Zor e o guardou um pouco antes de ir para o campo treinar. Fez os exercícios de junto, senta, deita, stay e o em frente. Todos os exercícios foram executados com muita perfeição e velocidade.

Na proteção, ele revistou os seis biombos. Eu o premiei no quarto biombo e depois fiquei no sexto. Ele chegou firme, latindo grosso. A Priscila se aproximou, esperou um tempo na posição de chamada, mas não o chamou. Veio até o Zor, colocou mais gás, puxou ele para trás e eu o premiei em fuga. Repetimos o exercício e o premiei no biombo. Ela tirou a manga do Zor, eu voltei para o biombo, ela me mandou ir para a posição da fuga. Parei na posição, esperei uns 10seg e voltei para premiar o Zor. Assim que ele mordeu, eu sai em fuga. Foi muito difícil levar o Zor até o ponto final da fuga. O cão é bem pesado e faz bastante força para conter a fuga do figurante (a minha lombar que o diga, rsss...). Assim que parei, ela mandou que largasse e a partir daí começamos um trabalho para reforçar sua guarda muda. Pedimos para um senhor fazer o papel de um juiz bem chato, que toda vez que o cão fizesse larga, ele caminhasse ao redor do cão, gesticulando para que o condutor pudesse se aproximar. Algumas vezes o Zor titubeou em querer olhar, mas no final deu tudo certo. Toda vez que ele esboçava o comportamento de querer olhar, eu saía em fuga e dava bastante trabalho para ele conseguir morder novamente. Fizemos o transporte frontal e foi 100%. O ataque lançado e o reataque foram executados pelo Dereck (figurante que trabalha com a luva no braço direito). O Zor deu outra pancada, foi muito rápido, mordeu cheio e lutou bastante no reataque. O figurante apesar de ser grande e forte, sentiu bastante também o tamanho do cão.

domingo, 3 de outubro de 2010

Dia 03/10/2010.

Como disse ontem, deixamos o Zor descansando pela manhã e só voltamos a treiná-lo ao fim da tarde, com uma seção de faro. Marcamos de nos encontrar às 16h00min, na casa do Willem. Fiz a pista no formato de cabeça de cachorro para a esquerda e colocamos 4 objetos, sendo os três do faro da competição e uma bolinha. Hoje foi um dia muito bonito aqui na Bélgica. Teve sol o tempo todo, dava até para ficar sem blusa de frio. Havia uma brisa agradável. Esperamos 40min e colocamos o Zor na pista. Ele detonou. Fez tudo perfeito.

sábado, 2 de outubro de 2010

Dia 02/10/2010.
Chegamos ao clube de Arendonk as 09h30min. Não havia ninguém por lá. O pessoal começou a chegar por volta das 10h10min. Hoje tinha bastante gente treinando. Chegamos cedo para sermos uma das primeiras obediências, e assim foi. Fizemos a obediência completa novamente.

Na proteção o Zor bateu todos os biombos, eu o premiei no segundo e no quarto. No sexto biombo, deixamos o Dereck (excelente figurante nível “A” atua junto com o Luc Moorkens). O Zor chegou latindo fraco, então repetimos o quinto e o sexto biombo novamente, ele chegou latindo melhor e assim que a Priscila passou o Dereck atacou Zor, lutou um pouco e entregou na carga. Os exercícios de fuga e transporte eu mesmo executei. Foram bem perfeitos. O lançado e o reataque foram feitos pelo Dereck, novamente mordidas calmas, cheias e com bastante tenacidade.

A tarde e a noite não iremos treinar.
Dia 01/10/2010
Acabamos não dando folga ao Zor. Treinamos as finalizações das chegadas, as tomadas de posição básica e executamos alguns comandos de ir em frente. No período da tarde (17h00min), chegamos ao clube de Waalre (Holanda). Arrumamos o campo de acordo com o que teremos no mundial e iniciamos nosso treinamento. Rick (o juiz do clube) já nos aguardava. Desta vez treinamos os exercícios em seqüência, como se fosse prova, porém premiando após cada exercício. Os comandos de senta, deita e stay foram mortais, realmente muito rápido. O Zor a cada dia tem entrado mais nos eixos, vem mostrando muita vontade em trabalhar. É um cão que não se abala com correções, pelo contrário, quando as recebe fica mais responsável para o trabalho.

Na proteção treinamos velocidade. Trabalhamos com dois figurantes. Eu fazia um lado dos biombos e o outro figurante corria do outro lado. No último biombo o Zor dava alguns latidos e era premiado. Repetimos este trabalho por duas vezes e finalizamos com um lançado.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia 30/09/2010.
Levantamos um pouco mais tarde hoje, pois ontem chegamos tarde do clube de Waalre (Holanda). Encontramos com o Willem as 11h00min e fomos para o mesmo local para podermos repetir o faro. O treino foi muito bom, mas vou deixar para que vocês tirem suas próprias conclusões. Segue abaixo o vídeo do Zor na integra.



Tem um espaço gramado bem na entrada do local aonde alugamos o bangalô. É um campo de aproximadamente 10m X 80m. Executamos alguns exercícios de senta, deita, stay e ir em frente. Decidimos por não fazer proteção no treino de hoje. Amanhã teremos o período da manhã e parte do período da tarde livre, para descansar um pouco o cão.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia 29/09/2010.
Hoje amanheceu com bastante neblina. Após as 10h00min abriu um sol forte para esta região, mas mesmo assim a temperatura ficou por volta de 20 graus. Saímos para fazer faro às 11h00min. Não havia uma nuvem sequer no céu. Uma paz total aqui no vilarejo que estamos. Passamos na casa do Willem para nos encontrar e seguimos em direção ao nosso local de faro. O campo que escolhemos estava bastante contaminado. Muitas fezes e pegadas, provavelmente de coelhos e veados que habitam esta região. Marquei uma pista bem grande e coloquei três objetos. O primeiro objeto estava após 120 passos. O segundo estava na terceira reta e o terceiro na sétima reta. O faro foi penoso. O Zor saiu muito devagar, o tempo todo ficava checando a pista, por duas vezes na terceira reta ele saiu e cheirou ao redor. Foi horrível, não dava para reconhecer o trabalho dele, algo o estava incomodando e nós não sabíamos o que era.

A pior coisa que pode acontecer quando se esta treinando para um mundial é este tipo de treino. Se o condutor não acreditar no cão dele, já era. Nós temos que ter real noção do que esta acontecendo, caso contrário, quem achar que o cão esta manipulando a situação, provavelmente ira puni-lo e quem achar que o cão esta realmente tendo dificuldades ira esperar, foi o que fizemos. Não o forçamos, não o punimos, deixamos que ele achasse sua saída. Em nenhum momento o Zor deixou de trabalhar ou levantou a cabeça, por isto tomamos esta decisão. É claro que não ficamos contentes com a atitude dele no faro de hoje, mas nem sempre tudo é perfeito. Em virtude disto, amanhã voltaremos no mesmo local para treinarmos novamente. Ele deitou perfeitamente em todos os objetos e também fez todos os ângulos com perfeição.

À noite fomos para a Holanda no vilarejo de Waalre, treinarmos a obediência e proteção. A obediência de hoje foi somente lapidação de exercícios, tipo, posição do aqui, tomada de posição básica, segurar o halter, fizemos os exercícios de saltos premiando a velocidade e também trabalhamos o em frente.

Na proteção o Zor também hoje só fez besteira. Parece que hoje ele levantou somente com as patas esquerdas, heheheheh. Decidimos bater somente três biombos, o Zor chegou ao primeiro, o cheirou e voltou para a Priscila, coisa de louco, nunca tinha o visto fazer isto. A Priscila o mandou revistar por mais três vezes, devido ao erro. Foi para o próximo, desta vez acertou e de lá foi em direção a última barraca, chegou jantando a luva, novamente, faz tempo que não o vejo fazer isto. Começamos tudo de novo e desta vez deu certo. No transporte decidimos voltar um pouco atrás e dar menos passos, pois aqui o meninão esta impossível, cheio de gás para gastar. Acaba nos dando mais trabalho, porém tenho certeza que assim que ele entrar nos trilhos, os exercícios ficarão muito mais bonitos e perfeitos.

Temos dado bastante ênfase neste ano ao trabalho diário e algumas vezes com várias repetições ao decorrer do dia. Não tenho dúvida que o Zor deve estar cansado ou até mesmo dolorido, pois os campos daqui são bem maiores que os campos em que treinamos no Brasil. Com o clima a nosso favor, muitas vezes acabamos prolongando um pouco mais nossas seções de treinamento. Com certeza a partir da semana que vem, o Zor estará mais familiarizado e adaptado a situação de treino constante.

É mundial moçada, ou vai ou racha, rsssssss.......

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia 28/09/2010.
Fizemos nosso faro às 11h30min. Escolhemos um campo com bastante pedregulhos e com algum tipo de vegetação brotando. Marquei a pista no formato de uma cadeira para direita. Coloquei um objeto na primeira reta, uma bolinha na 3ª reta, um objeto na 4ª e última reta. Estamos treinando com objetos da Gappay, idênticos aos que serão usados no dia do faro do campeonato mundial. Esperamos 40min e colocamos o Zor. O danado zerou a pista. Fez tudo com muita perfeição. Hoje a chuva deu uma trégua por aqui. Ontem quando estávamos no clube do Luc e do Emiel treinamos embaixo de chuva, tanto a obediência quanto a proteção.

No final da tarde fomos ao clube Lommel para treinar obediência. Repetimos todos os exercícios novamente. Hoje nós não fizemos proteção.

Dia 27/09/2010.
Acordamos cedo e fomos fazer faro. O tempo estava frio, havia chovido bastante no dia anterior e também estava sem vento. Escolhemos um local fácil para o primeiro treino. O campo de faro contava com alguma vegetação brotando, não estava mais 100% terra arada. Marquei uma cabeça de cachorro para a direita e coloquei três objetos na pista. Esperamos 40min e colocamos o Zor. Ele saiu com a corda toda e passou o primeiro ângulo da primeira reta, esperamos ele achar a pista sozinho e daí pra frente ele fez tudo corretamente.

Acabamos o faro e demos um pulo no Clube Lommel para fazermos os exercícios de junto, senta em marcha, deita em marcha, stay, halter no terreno plano e o em frente. O Zor novamente foi muito bem em todos os exercícios.

Às 13h00min eu havia combinado com o Willem de dar um pulo na Gappay, dirigimos por uma hora e chegamos até a loja do Gilbert Coudron. Senhor extremamente simpático. Compramos alguns equipamentos e retornamos para Hechtel.

À noite, partimos em direção a Arendonk, marcamos de treinar com o pessoal do Luc e Emiel novamente. Desta vez havia muitas outras pessoas no clube. Chegamos lá faltando dez minutos para as sete da noite. Priscila tirou o Zor e deu uma pequena liberdade e já partiu para o campo para mais um trabalho de obediência. Desta vez chegou no campo brincando com o Zor, jogando bolinha pra lá e pra cá. Parou na posição básica, fez um trabalho de foco de uns 3min e partiu em direção a um grupo de pessoas que estava próximo ao meio do campo de futebol para simular um grupo. O Zor entrou radiante no grupo, as pessoas ficaram impressionadas com a qualidade do junto do cão, com o nível de atenção que o Zor tem com a Priscila e também pela velocidade em que executa os exercícios de senta, deita, stay e aqui, devido a seu tamanho nada pequeno. Eu já havia colocado a bola no final do campo, sendo assim a Priscila encerrou mais um treinamento com o comando de em frente.

Na proteção se repetiu o quadro do último treino. O Luc e o Emiel pediram para que eu fizesse os lançados dos cães, pois, como todos nós sabemos variar figurante no seu próprio campo quando o cão já esta formado é tudo de bom. Gera mais confiança e ao mesmo tempo da mais experiência ao cão.

Estou bastante contente este ano, pois até agora as pessoas tem depositado bastante credibilidade ao meu trabalho. Como já é a quarta vez que estou por aqui e a Priscila a 3ª vez com o Zor em um Mundial, eles acabaram confiando mais na gente e conseqüentemente dividindo mais as tarefas.

O Zor bateu as seis barracas. Deixei o Luc Moorkens no quarto biombo, eu fiquei no quinto. O Zor meio que tomou um susto quando viu o Luc, começou a latir e quando o Luc o premiou o Zor o jogou para dentro do biombo, foi bem legal. A Priscila continuou as batidas e eu estava no quinto biombo, assim que o Zor chegou, saí em fuga e dei duas voltas ao redor do biombo até que o Zor conseguisse me alcançar, rsssssss. Peguei a manga e fui para o sexto biombo. Chegou firme, latindo grosso e após 40 latidos a Priscila chegou, esperou mais 10 latidos e o chamou. Ele foi rápido, direito e estreito para a posição básica.

Fizemos uma fuga bem distante e ele também foi bem animal. No transporte ele voltou a incomodar bastante. Tivemos que repetir o exercício inúmeras vezes (nem tudo da para ser perfeito, heheheheheh). Assim que acertou, fizemos um transporte para o juiz. Após o transporte a Priscila saiu em direção ao ponto do lançado, o cão a seguiu perfeitamente, mesmo sob forte pressão de nossa parte, pois ficamos o tempo todo gritando, estalando o chicote e provocando o cão. No lançado o Luc ficou na pequena área do outro lado do campo de futebol, gritando e pulando para chamar a atenção do Zor. Ele se manteve no controle até que a Priscila o mandasse pegá-lo. O lançado e o reataque foram muito show. Mordidas calmas e cheias. Guardas mudas impecáveis. A Priscila atravessou o campo inteiro de futebol, se posicionou ao lado do Zor, o mandou sentar, desarmou o figurante e fez novamente o transporte do figurante até o juiz. O treino foi realmente muito proveitoso.


domingo, 26 de setembro de 2010

Dia 26/09/2010.

Hoje às 09h30min chegamos ao Clube Lommel, lugar muito maravilhoso. Não havia ninguém, somente nós e o Willem (brasileiro que mora na Bélgica e também classificado na seletiva do Brasil para participar do campeonato mundial). Depois chegou um policial que é sócio do clube com seu Bouvier Francês. Muito engraçado trabalhar com o cão dele na proteção, pois estes cães não têm cara de mau, na realidade eles parecem com aqueles do programa infantil que passava na Globo. O nome do programa era TV Colosso e sua atriz principal era uma fêmea da raça Sheep Dog e seu nome era PRISCILA, rssss....

Algumas fotos do clube Lommel:



Priscila deu liberdade ao Zor, o guardou, esperou um tempo e foi para o campo. Começamos a obediência as 10h00min. Ela novamente fez a obediência completa, porém premiando em todos os exercícios. Hoje o Zor trabalhou mais a vontade. Acredito que agora ele esteja totalmente adaptado. Aqui chove bastante, a grama esta verdíssima, venta o dia todo. Quase todos os dias a temperatura esta por volta de 15 graus e do fim da tarde para a noite a temperatura despenca. A temperatura esta muito mais baixa que no ano passado, quando também estivemos aqui por 23 dias treinando para o mundial.

Hoje na proteção o Zor revistou 3 biombos, eu fiquei logo no primeiro biombo e assim que ele chegou eu saí correndo rodeando o biombo, ele reduziu a velocidade achando que eu iria sair em fuga, mas quando viu que eu rodeie a barraca, voltou logo e mordeu a luva. Continuou as batidas, chegou ao último biombo imprimindo um latido muito bom, após 20 latidos eu o ataquei, lutei um pouco e entreguei a luva colocando carga. A fuga foi perfeita. Mordeu forte, me segurou bastante. Assim que parei a Priscila mandou o Zor largar. Ele executou muito rapidamente e ficou na guarda muda por mais de 30 seg. A Priscila chegou e fomos para o transporte frontal. Hoje ele já seguiu melhor, porém ainda querendo um pouco adiantar e empurrar a Priscila. No lançado ele deu uma paulada. Novamente, lutei um pouco, coloquei pressão e entreguei na carga.

Foto do 6º biombo do Clube Lommel:

Para conhecimento geral:
Não é só no Brasil que acontece sacanagem de marcarem competições, reuniões ou exposições no mesmo dia que outro clube. Hoje no período da tarde eu fui com o Willem assistir uma competição em um clube de IPO (todas as raças). Os dirigentes, sócios e competidores estavam bastante irritados, pois no mesmo dia estava ocorrendo um credenciamento de figurantes nível “A” (figurantes que podem participar de competições de alto nível, tipo seletivas, nacionais e mundiais). Mas para o figurante manter seu credenciamento ou se credenciar no nível “A”, ele precisa fazer figuração para dois cães da categoria IPO3. Geralmente quem sede estes cães, são os próprios competidores de cada clube. Sendo assim o clube em questão, contou com apenas 11 competidores em sua prova mais importante, pois 10 competidores não puderam participar da principal competição da província em virtude de estarem ajudando seus próprios figurantes. Cruel né......

sábado, 25 de setembro de 2010

Dia 25/09/2010.
Saímos em direção a Arendonk (cidade do Luc Moorkens) às 9:20. Chegamos ao local do treino por volta das 10:00, em seguida chegou a galera toda. A Priscila tirou o Zor da caixa para fazer suas necessidades e logo após foi para o campo executar sua obediência. O dia estava bonito, como de costume, com muito vento e bem úmido, realmente um paraíso para quem gosta de treinar cães. O Zor fez todos os exercícios com perfeição.

Mais uma experiência adquirida.
Todos acabaram o trabalho de obediência e foram para o bar do campo de futebol, que, diga-se de passagem, se parece mais com um restaurante chique, rssss. Todos sentaram e pediram suas bebidas e comidas (aqui se toma muita sopa). Notamos que todo mundo tirava 5 euros do bolso e colocavam em cima da mesa. Então eu perguntei qual a finalidade do dinheiro, eles me disseram que todos que participam do treinamento, além de pagar a anuidade, devem contribuir com 5 euros cada vez que forem ao campo treinar. Este dinheiro serve para pagar todas as coisas que foram consumidas por eles e o que sobra vai para o caixa do clube para comprar mais bebidas e alimentos. Independente de alguém ter consumido somente um refrigerante ou um suco, todos tem que contribuir para a vaquinha. Então se algum dia alguém vier para um clube da Europa treinar, quando entrar no bar do clube, já pergunte como são as regras do local, para evitar passar carão.

Voltamos para o campo e começamos o trabalho de proteção com o cão do Emiel Dilen, o figurante dele fez a primeira parte do trabalho de todos os cães e eles me pediram para fazer a segunda parte (lançados e reataques).

O Zor bateu os quatro primeiros biombos bem devagar, algo o estava encomodando, eu estava no quarto biombo, ele me localizou e começou a latir, após seis latidos eu o premiei. Ele continuou as revistas e eu fui para o sexto biombo, chegou latindo firme e sem interrupção. Após 50 latidos eu o premiei novamente. Fomos para a fuga e não fizemos reataque, partimos diretamente para o transporte frontal. Foi um horror, o cão estava alucinado querendo morder, realmente foi muito ruim. A Priscila queria corrigi-lo, porém eu disse para esperarmos mais, pois foi seu primeiro dia, lugar diferente, gente diferente, ou seja, tudo contra o cão. O lançado foi executado pelo figurante do Emiel. Este figurante usa a manga no braço direito, foi bem estranho ver alguém figurando com o braço contrário. No Brasil se não me engano eu só vi o Anderson de Belo Horizonte fazendo isto.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Chegada...


Olá Pessoal.

Vamos para mais um ano de informação e entretenimento para nossos clientes e amigos.

O campeonato mundial será em Sevilha na Espanha. Como sempre, viemos primeiramente para a Bélgica, onde temos amigos, materiais, campos e pessoal apropriado um bom treinamento.

Este ano só poderei fazer relatos a respeito do cão da Priscila Guimarães, pois ela esta sendo a patrocinadora oficial da minha viagem.

Partimos do aeroporto de Guarulhos no dia 22 às 20:00, chegamos em Paris às 11:00. Estava tudo horrível, pois a cidade estava em greve. Perdemos mais de duas horas para sairmos do aeroporto e irmos em direção a Hechtel, cidade onde ficaremos hospedados, no mesmo local do ano passado. Chegamos em Hechtel às 18:00, pois havia muito trânsito.

Hoje dia 24, nós tiramos para descansar da viagem e para fazer compras de supermercado. O Zor parece que não precisa de descanso, esta com a bola toda.
Amanhã iniciaremos nossos treinamentos aqui na Bélgica. Marcamos para treinar no clube do Luc Moorkens.

sábado, 11 de setembro de 2010

AVAPE - Associação para Valorização de Pessoas Com Deficiência

Após um tempo trabalhando com cães, aprendemos a enxergar o quanto estes companheiros podem ajudar no relacionamento e no desenvolvimento afetivo. São ferramentas poderosas para chegarmos aonde às vezes, o ser humano não consegue. Os cães, por conviver em sociedades caninas, possuem atributos que completam nosso dia-a-dia, muitas vezes, saciando ansiedades, desejos, lacunas em nossas vidas ou apenas nos confortando com sua presença.

Em virtude de tudo isto, resolvemos dedicar o período da manhã de nossas sextas-feiras a um trabalho voluntário extremamente gratificante, a TAA (Terapia Assistida por Animais).

Este trabalho vem sendo desenvolvido junto a AVAPE de Taubaté, onde contamos com uma equipe especializada, composta por uma Psicóloga, um Pedagogo, dois adestradores e dois cães.

Nossa empresa já treinou muitos cães, porém alguns se destacaram pela docilidade, companheirismo, simpatia, afeto, excelente caráter, índole e temperamento. Cães que adoram estar em contato, permitem ser manuseados, gostam de abraços, beijos, toques, amam ser escovados e não se importam com gestos desajeitados. São cães que amam ser treinados, adoram executar exercícios para nos agradar e desta forma se comunicar conosco. É por esta razão que são especiais e acima de tudo nos fazem sentir algo a mais.

Como disse anteriormente, trabalhamos com dois cães na TAA, o SHEIK e a LARA.

O Sheik é um Golden Retriever de cinco anos de propriedade do Dr. Paulo Puzzo. Começamos o trabalho de obediência básica quando o Sheik ainda era filhote. Treinamos obediência, truques, agility e show dog. Este maravilhoso exemplar da raça possui em seu currículo várias apresentações para televisão, demonstrações e também já carregou as alianças em um cesto de vime durante um casamento realizado no Sítio Tangaroa em Taubaté. Desde então, este cãozinho tem trazido inúmeras alegrias para nós, seus donos e as pessoas com que teve contato.


A Lara é uma Labradora de quatro anos, de propriedade da AVAPE de Taubaté. Ensinamos a ela a obediência básica, alguns truques e principalmente como se comportar com pessoas com deficiência. A Lara vem se destacando muito, pois em tão pouco tempo de treinamento ela já esta totalmente habilitada para o trabalho de terapia com cães.